segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Moda Sustentável aqui e lá

Aqui

Como a Chiara escreveu no blog dela, o clima foi de festa no lançamento do Coletivo "Ser Sustentável com Estilo" na Galeria Mundo Mix,  sábado passado.
Na verdade, para a Le Recyclé, a festa começou desde que foi uma das escolhidas para representar os novos rumos dessa nova moda.
Claro que é muita alegria ver as bolsas expostas num local tão bacana quanto a galeria Mundo Mix, mas particularmente, o ponto alto foi encontrar os outros participantes do coletivo. Muita gente legal, criativa e cheia de vontade de desenvolver da melhor forma possível a moda que mudará a consciência das pessoas (eu acredito muito!).

Eu, Chiara Gadaleta e Patricia Moura
 A conversa com Chiara e os estilistas, como sempre,  foi muito inspiradora. Uma nova visão, sem radicalismos. Todos tentando descobrir o melhor caminho. 
 Chiara contou que procurou selecionar marcas que representassem através de seus trabalhos, diferentes caminhos da moda sustentável, já que temos muitas opções a seguir: tecidos ecológicos, reciclagem, reaproveitamento.
A Le Recyclé escolheu trabalhar com o reaproveitamento de materiais, upcycling puro, pois o desperdício e o excesso de coleções da indústria da moda alcançaram índices alarmantes.
O trabalho de "reconstrução"de cada bolsa garimpada, faz dela única, nunca vai ser "it bag", porque aquele que acredita na nova era da moda,  quer personalidade no que usa, curte customizar, trocar com as amigas.
E com esse meio de trabalhar a moda, existe a intenção de transmitir essa conscientização, do consumo consciente, também para aqueles que ainda n
A Le Recyclé está dando seus primeiros passos, em ótima companhia. Um abraço para Chiara, todos que participam do Coletivo SSE, a  Galeria Mundo Mix e a Matilha Cultural, idealizadora do Setembro Verde, projeto que engloba o próprio coletivo!

Ah, vai lá que as peças continuam à venda. Rua Augusta, 2559


No mesmo dia que aqui demos a largada a iniciativa de reunir marcas sustentáveis, lá em Paris outro evento sacudia a moda ética e consciente.
De 25 a 28 de setembro acontece o Ethical Fashion Show, com desfiles, debates e exposições de (oba!) marcas que querem ética, estética, comércio justo e muito mais.
Muito bom saber que em cada canto desse mundo, algo está sendo feito nesse sentido.
E como tem se falado por aí: " Think globally, act locally "!

Nenhum comentário: