quarta-feira, 24 de março de 2010

Orsola de Castro

A Inglaterra é conhecida como pioneira no desenvolvimento da moda sustentável, e é lá que a italiana Orsola de Castro se destaca com projetos e design eco-fashion. Em 1997, junto de Filippo Ricci, fundou a marca From Somewhere.
No início a base do trabalho era a customização, hoje eles criam a partir de sobras têxteis mas sempre com o foco no conceito upcycling e comércio justo. As roupas da From Somewhere são feitas pela Cooperativa Rinascere, que fica em Veneto, na Itália. Sens fins lucrativos, a cooperativa trabalha pela recuperação e inclusão social de seus membros.

Além do sucesso da marca, Orsola divide também com Filippo Ricci a criação e curadoria da Esthetica, evento que acontece dentro da London Fashion Week e que tem o apoio da British Fashion Council. Trata-se de um coletivo de novas marcas e designers de moda sustentável e ética, teve em sua primeira edição 13 expositores, em sua sétima edição que aconteceu em fevereiro deste ano, contou com 38. Isso prova como a preocupação com o comércio ético e sustentável, aliados a criatividade, só tendem a crescer e transformar o nossa realidade.

Nenhum comentário: